25 de abril de 2011

VAI UM CAPUCCINO AÍ?

Ontem fui com minha mulher e meu filho a uma cafeteria ansioso para tomar um bom capuccino. Quando meu pedido chegou à mesa, aquela decepção. Capuccino feito com café solúvel!? Tem dó!Meu pai que tinha uma empresa de torrefação e moagem de café. Então, desde pequeno me acostumei aos detalhes dessa bebida maravilhosa. Me lembrei agora de um amigo que dizia que o violão é o instrumento mais fácil para se tocar errado. Pensa-se que é só arranhar um dedilhado que a música sai fluente. Engano!!! Assim é o café. Muita gente acha que um bom café se faz só misturando um tantinho de pó com um bocado de água quente, ou fervente. Ora, nunca ouvi falar que uma receita, de qualquer coisa, possa finalizar muito boa se os ingredientes não forem muito bons. Um bom café tem que ter um bom pó. De preferência tipo gourmet, com grãos arábica. A água, filtrada se não mineral. A cafeteira tipo italiana, onde a água esquenta, mas não ferve. Isso para se tomar um cafezinho básico, caseiro. Para se fazer um espresso que é a base do capuccino, são outros quinhentos merréis. Não é qualquer máquina que se propõe a fazê-lo que cumpre seu papel com maestria. Tem que ser profissional que dê uma pressão no café de 9-10 atmosferas ou bars. Além da qualidade do café expresso, o elemento mais importante para a preparação do cappuccino é a textura e temperatura do leite. Quando um barista vaporiza o leite para o cappuccino, cria uma "microespuma" ao introduzir pequenas bolhas de ar no leite, conferindo a ele uma textura aveludada, cremosa e brilhante, sem no entanto deixá-lo com bolhas na superfície (removidas após a vaporização, ao bater a leiteira em uma superfície sólida). (Wikipedia) Procurei na internet receitas para se fazer um capuccino e na grande maioria encontrei as receitas com café solúvel e bicabornato de sódio- passa!!!!! Um capuccino tradicional se faz com 1/3 de café espresso, 1/3 de leite e 1/3 de creme chantilli. No brasil ainda se coloca um pouquinho de canela e/ou chocolate. Eu prefiro a canela. Acho até que o capuccino, com café solúvel pode ser aceitável nas casas de quem gosta. Numa casa que se pretende profissional é imperdoável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário