12 de maio de 2011

ADOBE MUSEUM OF DIGITAL MEDIA

Recebi via email.


Mensagem encaminhada De: Delberg Ponce de Leon

Adobe Museum

11/maio/2011
Por: Liliane Ferrari
Se existisse no mundo material, o edifício do The Adobe Museum of Digital Media (AMDM), ocuparia uma área de 57.680 m² e estaria aberto todos os dias da semana 24 horas. Mas como assim? Como um museu pode existir sem que seja materializado? E como poderia ficar aberto o tempo todo?
Esse museu é o resultado da arrojada ideia de se arquitetar algo e erguer um projeto numa plataforma virtual. Fruto da colaboração entre Piero Frescobaldi, co-fundador da unit9, empresa de produção digital do Reino Unido, Filippo Innocenti, fundador da empresa Spin+, associado do escritório da iraquiana Zaha Hadid, do professor de Tecnologia de Arquitetura na Universidade Politécnica de Milão, e a Goodby, Silverstein and Partners, agência de publicidade de São Francisco, encontraram na Adobe a patrocinadora ideal para encampar a obra.
O arquiteto responsável foi o italiano Filippo Innocenti que admite ter tido dificuldades em projetar um espaço não sujeito ao efeito de cargas como vento ou gravidade. "Havia poucos requisitos e o desenvolvimento da forma era realmente e totalmente livre." O edifício virtual é lindo de se ver, tem uma estrutura branca hiperfuturista, colunas como se fossem tentâculos robóticos que se erguem em direção ao céu e uma série de rampas e corredores super orgânicos.
Dentro dessa "fachada" abrigam-se pelo menos e simultaneamente em salas de 4 a 6 exposições. A ideia é exibir trabalhos de artes visuais, cinema, performance, design, arquitetura através da escolha de diversos curadores e personalidades para desenvolver os conteúdos e os programas bastante distintos além de disseminá-los.
Para conhecer basta um clique na quartinha a qualquer hora e em qualquer lugar.

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