14 de abril de 2009

O PRETINHO QUE SATISFAZ


Hoje é o Dia Internacional do Café, este amado e amaldiçoado complemento - para mim indispensável - da existência humana. Amaldiçoado pelos naturalistas ortodoxos, que preferem chá ou cevada.
Que ele provoca excitação, é fato histórico. Que devemos ingeri-lo com parcimônia após às 18:00h também é real. Mas, que é bom, é!!
Gerador de boas conversas (nunca ouvi dizer de brigas e assassinatos na hora do cafezinho), já presenciou paqueras em locais de trabalho, em bares, restaurantes, coffe-shops. Assim como o vinho, faz parte da civilidade humana, o que digam os incontáveis CAFÉS de Paris, Buenos Ayres, Milão, Nova York, São Paulo.
Para os que não têm medo de uma excitação a mais, vai aí uma receita:

Butterfly

Ingredientes:
40 ml de café expresso
20 ml de uísque irlandês
20 ml de licor de cacau
chocolate em pó

Modo de Preparo: Em uma caneca previamente aquecida ou copo com haste, sirva o café quente, o uísque e o licor. Misture bem. Pulverize chocolate em pó a gosto e sirva imediatamente.
Taí um assunto para mais posts. Aguarde.

3 de abril de 2009

O MELHOR EMPREGO DO MUNDO



O departamento de Turismo de Queensland está realizando o processo seletivo para o melhor emprego do mundo. Sobraram 16 finalistas, de mais de 18.000 candidatos do mundo todo. O(A) vencedor(a) receberá um salário mensal de US$ 100 mil, cerca de R$ 224 mil, para ocupar a vaga de 'zelador' de uma ilha da grande barreira Coralina, o maior recife de corais do mundo. Além de lavar a louça, trocar roupa de cama, botar o lixo prá fora, passar roupa e varrer a sala, o trabalho, incluirá fotografar, gravar vídeos e publicar semanalmente informações do local em um blog. Mais informações, na quartinha.


Vista aérea do local de trabalho. Tudo lindo, tudo maravilhoso, mas não vi nenhum bar.

MULHER DE WILL

Uma das várias mulheres perigosas que cruzam a vida do Spirit, personagem de Will Eisner, que revolucionou a HQ mundial.


2 de abril de 2009

OBRIGADO, BELA CEARENSE

montagem de fotos extraidas na internet
No livro Diário de Bagdá (A Guerra do Iraque Segundo os Bombardeados), de Sérgio D’Ávila (texto) e Juca Varella (fotos), encontra-se a seguinte história:
Após os bombardeiros e já estando a capital iraquiana sob o domínio americano e inglês, alguns locais tinham acesso proibido para jornalistas que não apresentavam credencias expedidas pela Coalizão. Os profissionais de imprensa brasileiros não eram exatamente os mais bem vindos, principalmente pelas críticas que o governo brasileiro fazia à intensidade dos ataques. Sérgio e Juca, por diversas vezes, tentaram visitar áreas restritas, totalmente em vão. Teimosos, decidiram tentar mais uma vez. Saíram do hotel, certos que poderiam levar mais um não na cara. Um deles, com a bandeira do Brasil sobre os ombros. Ao vê-los, o oficial norteamericano responsável pela guarda do prédio, puxou conversa e confessou-lhes que sua namorada mais memorável tinha sido uma linda cearense. Por conta das lembranças de uma mulher tão marcante, deu-lhes permissão para entrarem e fotografarem os palácios onde Saddan Hussein morava (na quartinha).
P.S. No livro não há menção ao nome da cearense que namorou com o oficial, nem qualquer foto sua. Fiz a montagem fotográfica acima para prestar uma homenagem a todas as mulheres cearenses, nascidas ou radicadas, utilizando a imagem de Vanessa Vidal, Miss Ceará 2008. Mulher belíssima, inteligente, batalhadora que me fez prestar atenção numa Miss, depois de exatos quarenta anos. A última foi Vera Fischer. Mas, aí é outra história.

RECEITA DA QUINTA

Alcatra Grelhada com Molho de Vinho Tinto



Ingredientes
1 peça de alcatra pesando aproximadamente 1.3kg
1 colher de sopa rasa de sal grosso Para o Molho de Vinho Tinto
½ litro de vinho tinto suave
½ litro de suco de uva
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 cebola pequena descascada e picada miudinho
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de ervas de Provence (uma mistura de alecrim,tomilho, louro e sálvia, secos e reduzidos a pó)


Modo de Preparar
Tempere a alcatra apenas massageando a carne com sal grosso em todos os lados. Depois leve à grelha previamente aquecida e com fogo forte durante 10 minutos de cada lado a uma distância de 25cm. Vire apenas uma vez. Para preparar o molho, coloque primeiro a manteiga para aquecer e refogue nela a cebola picadinha. Acrescente a farinha de trigo e mexa com uma colher de pau. A seguir, as ervas, o suco de uva e o vinho. Mexa até engrossar. Deixe ferver até reduzir para 40% do volume inicial, o que leva cerca de 20 minutos. Retire a alcatra da grelha, fatie, arrume numa travessa e regue generosamente com o molho. A carne vai estar bem assada por fora, mas seu miolo ainda estará vermelho bem vivo, quase sangrando, acentuado pelo molho de vinho tinto. Apesar da aparência, para alguns não muito convidativa, esse é o seu ponto ideal de cozimento. Sirva com arroz com brócolis.

HOJE É QUINTA-FEIRA



Cómo le digo a la tortuga
que yo le gano en lentitud?
Pablo Neruda
Livro das Perguntas
Coleção L&PM POCKET

CINQUENTA POSTES


Recebi, desde a noite passada, vários emails, telefonemas, além de cartas, bilhetes, torpedos, mensagens escritas atrás de “santinhos” de candidatos, em papel de enrolar pão, guardanapo de bar, de pessoas ilustríssimas dos quatro cantos do mundo, felicitando este blog pela postagem número 50.
Enumerar todas as pessoas que me enviaram felicitações seria uma tarefa hercúlea, tanto para estes meus pobres dois dedos “datilografarem”, quanto para você, nobre leitor, acompanhar. Citarei apenas alguns, desejando citar todos. “Seu” Airton (Bar do Airton); Paulim, da Tibúrcio Cavalcante; Bigode, da 2000; Mané Bofão (herdeiros); Raimundo dos Queijos; as "meninas" do Senadorzão; as "senhoras" dos saudosos Barba Azul e Sarongue Drinks; as meninas da Beira-Mar; Zé Tatá, Burra Preta, Pedrão da Bananada (psicografados); garçons dos finados Cirandinha, Estoril, Pega Pinto, Sereia (O Deó).
Para comemorar tanta alegria, só degustando uma buchada e sorvendo algumas gotículas “da que matou o guarda”, em algum lugar da Alencária. Quando ultrapassar-mos os 100 posts, reservaremos o Ideal Club para um sarau etílico-cultural.

P.S. Agradeço e abraço, em especial, os oito seguidores deste miolo de pote: Marília,Tainah, Silvinha, Guilherme, Davi, Ernesto, Hannibal, Ricardo.

1 de abril de 2009

RIR É BOM

foto obtida na internet
Dia 01 de abril, dia do humorista, coincidentemente também dia da mentira. Minha humilde homenagem a todos aqueles que me fizeram rir. Homenagem também ao Brasil que sabia valorizar seus humoristas.

VAMOS SOPRAR AS VELINHAS

foto obtida na internet
WINSTON HUBERT McINTOSH (PETER TOSH), jamaicano de 1944, um dos tres mais famosos cantores de reggae/ska, na década de 70, junto com Bob Marley e Jimi Cliff. Politizado, inteligente e encrequeiro, além excelente músico. Autor da música Legalize, em prol da legalização da maconha. É claro que a música foi censurada. Em 1987, calaram a boca que incomodava em um assalto.

VAMOS SOPRAR AS VELINHAS 2

foto obtida na internet
ANTÔNIO MOREIRA DA SILVA, nasceu em 1902, no Rio de Janeiro. Imortalizou o malandro carioca, criou o personagem Kid Morengueira, o rei do gatilho!!!!! Em 2000, recebeu um bilhete do céu, pelas mãos do amigo índio que o salvara: '' Venha urgente, pois estou morta de medo. Só tú poderás salvar-nos. Beijos. Da tua Mary.'' Botou na cinta os dois revólveres que atiram sem que precise nem ao menos se coçar, sssobiou para um cavalo que passava do outro lado e subiu a gritar: "Etelvina!!!!!! Acertei no milhar!!!!" (trechos extraídos de suas músicas: O Rei do Gatilho e Acertei no molhar).

VAMOS SOPRAR AS VELINHAS 3

foto obtida na internet
ALBERTA HUNTER, nascida em 1895, começou a carreira de cantora de jazz e blues por volta de 1920. Em 1960, abandonou o palco para ser enfermeira de hospitais de caridade, nos EEUU. Em 1977, voltou a cantar e cuidou de nossos ouvidos até ser chamada para cantar lá em cima em 1984.

ARQUITETURA DA QUARTA

Porta da Fortaleza de Sacsahuaman, próxima de Cusco, Peru.