9 de fevereiro de 2010

ANTENOR

Em 1986, fui procurado por uma colega de IPLAM, para criar um personagem em quadrinhos que “valorizasse o servidor da Prefeitura de Fortaleza”. Este personagem seria publicado em jornais e revistinhas oficiais da administração.
Inicialmente, minha idéia foi desenvolver tal e qual foi pedido. Mas, logo me senti incomodado de usar meu desenho de uma forma institucional, até porque eu, como funcionário da prefeitura, não me sentia assim tão valorizado.
A partir daí, comecei a pensar o personagem de uma forma mais irônica, fazendo-o uma pessoa conformista, apolítico, um bobão. Representava o que eu via de mais babaca dentro do serviço público. Claro que nunca foi publicado pelo poder público, mas me fez dar muitas risadas.
Nasceu em forma de tirinhas, bastante influenciado por Angeli, Laerte e Glauco, que à época eram os fodões do quadrinho adulto brasileiro. Hoje eu vejo o Antenor não como um funcionário reacionário. Vejo como um cidadão reacionário. Para mim, ele extrapolou o funcionário. Representa o que tem de mais tolo na sociedade.
Os desenhos que estou postando hoje são dos primeiros estudos. O traço ainda bem duro. Espero que gostem. Depois tem mais Antenor.

Um comentário:

  1. Háhá. Esse tem mesmo a pinta do funcionário público.
    Bom vê-lo de volta por aqui.

    ResponderExcluir