1 de novembro de 2010

EDITORIAL

Quando imaginei criar este blogue, minha idéia era fazer uma coisa sem muita ou nenhuma seriedade. Era para ser uma brincadeira até jocosa, pois acho que sem humor nós estamos fundidos.
Então, jamais falei ou postei nada relacionado a política, críticas de arquitetura, música ou religião, porque sempre achei esses assuntos muito sérios, coisa que este Miolo de Pote não estava disposto a ser, e porque também existem outros blogues muito bons que falam desses assuntos.
Entretanto, passada a farra eleitoral de 2010, não me contive, pois não me diverti tanto num pleito eleitoral.
Senão vejamos. O estado de São Paulo, maior reduto do partido azul, elegeu o deputado mais votado do pais com estrondosos um milhão e trezentos mil votos, que era de uma coligação do partido vermelho. Aí já seria uma piada. Ela ficou melhor ainda quando o dito cujo é um palhaço, na minha opinião muito sem graça. Aliás, aqui na Loura desposada do Sol, dificilmente ele se elegeria.
Outra piada fulerage. De repente, não mais que de repente, o segundo turno virou uma discussão pseudo-religiosa. Uma discussão maluca. “A Fulana vai fechar as Igrejas, pois ela é a favor do aborto, então vai abortar todas as religiões. Católicos, protestantes, budistas, ubandistas, unam-se!!!! Peguem nas armas e destruam os herejes nascidos no seio do inferno.”
Tudo bem religioso. Aí, o Sicrano vai participar de um culto religioso e segundo jornais, alguns de seus correligionários entra em confusão com o padre celebrante. Ué, não eram eles que eram os artistas do lado da Igreja? Os bandidos não eram os outros?
Daqui a pouco, denúncias de aborto, mas do lado errado.
Enquanto isso, nada de se discutir outros assuntos importantíssimos para a nação. Mas, aí perderia a graça.
Eu acompanhei numa emissora de televisão as duas apurações para presidente. Na primeira apuração um lado tristinho outro sorridente!!!! Na segunda, o inverso. Os tristinhos do primeiro turno ficaram alegrinhos e os sorridentes do primeiro turno ficaram tritinhos...Com direito a sociólogo raivoso. Uma cara amarrada dizendo um bocado de coisas contra o raciocínio lógico. Tipo: A pesquisa de boca de urna, poderia afetar o humor dos eleitores durante a campanha. Mas, se é denominada Boca de Urna justamente por ser divulgada no dia da eleição como poderia afetar o humor durante a campanha? Tem efeito retroativo?
Depois, uma discussão infindável sobre os erros das pesquisas que previram a vitória da Fulana por doze pontos percentuais de diferença, quando a vitória foi por quase doze pontos percentuais. O que será que os americanos vão pensar da gente?
Além disso, foi pavoroso ouvir e ver as campanhas na televisão. Teve um coitadim que prometia fazer muito pelo povo na câmara municipal. Acho que ele já está com programa para daqui a dois anos. E as músgas?? Na boa parte, lindras!!!!Ainda bem que vai demorar mais quatro anos para outra farra dessas. Daqui a dois teremos eleições para prefeito e vereadores. Mas, aí será a nível muito local. Não vai ter tanta graça.

20 de agosto de 2010

VOTAÇÃO DA VOVOZETE 2010

Um concurso para os torcedores do Ceará. Escolha sua vovozete favorita. Olha na quartinha.

31 de julho de 2010

PENSAR DIFERENTE É DIFÍCIL


O LAERTE JÁ NA DÉCADA DE 80, SINTETIZAVA A DIFICULDADE DE SE PENSAR DIFERENTE DA GELÉIA GERAL.

DESENHO DO LAERTE, REVISTA CHICLETE COM BANANA n. 19 . JUNHO/JULHO DE 1989, CIRCO EDITORIAL.

12 de abril de 2010

FUTEBOL INTELECTUAL

COMEÇOU A TEMPORADA DO CHORO


- O "professor" é uma caixinha de surpresa, a diretoria são onze contra onze, perdemos nosso futebol, mas não a guerra...

7 de abril de 2010

MARIO QUINTANA

UM POUCO DE GEOMETRIA

A curva é o caminho mais agradável entre dois pontos.

CROQUI


Quando estive no Rio, desenhei uns croquis influenciado pela paisagem da cidade maravilhosa. Do ponto de vista estético , é belo a incisão das casas da favela no morro.

1 de abril de 2010

XÔ, FULERAGE!!!!!


Aposto, negada, que se vocês se lembram dela, não sentem a menor saudade. Estou falando da famigerada inflação galopante do gunverno sarney. Só pra ter uma idéia, essa revista do Groo, que hoje estaria numa banca por uns sete reais, foi comprada bem 1988 por onze mil e trezentos cruzeiros. Para ver o preço é só clicar na revista.
Impressionante como tem coisa ruim que demora a acabar.

ANTENOR 3

Em 1988, participei da Oficina de Quadrinho e Cartum do Curso de Comunicação Social da UFC, ministrado pelo batalhador Jesuino. Aí, comecei a aprender a administrar melhor meu traço e minhas idéias a respeito do desenvolvimento do desenho de cartum e quadrinho. Nessa época fiz os primeiros desenhos do Antenor, que foram publicados na revista da oficina, a PIUM.
Vai aí, negada, a primeira aparição de nosso herói. Notem que o desenho era totalmente artesanal, na munheca, sem nada de computador, coisa quase impensável hoje.


30 de março de 2010

ISA FOI À PRAIA

"A praia estava lotada. Daí, resolvi ir pra casa de um amigo."

PRIMEIRA MISSA

A primeira Missa do Brasil na visão de Glauco e Laerte (Revista Geraldão n°3-outubro de 1987)

MAIS UMA ESTRELA SOLITÁRIA


6 de março de 2010

RESCADO DO CARNAVAL (AINDA!)


A dignatária Senhôra Guilhermina, moradora do Parc Vie de las Altures, na zona mais nobre da Aldeota, amiga íntima da esposa de ex- Deputado, Líder de Governo, esta semana não compareceu ao espaço gourmet, do citado condomínio, para o já tradicional encontro com suas mui honrosas convivas de moradia, onde saboreiam os melhores acepipes de Alencária com algumas garrafas de autêntico gim francês. Suas companheiras entre a zonzeira e o tombo, se perguntam qual o motivo de tão sentida ausência.
A verdade é que seu marido, Dom Airton o patriarca, sempre um vetusto senhor, de fleuma e ternos irretocáveis, desde que saiu de casa no sábado, dia treze e só retornou ao lar dia dezessete de fevereiro próximo passado, não deixa de exibir um largo sorriso nos lábios, comitivado por um brilho no olhar, não condizente com sua posição.
Segundo os mais íntimos o venerando abandona-se cantarolar: “Tomei um porre de felicidade...”
Isso para a desonra de sua estirpe, desacostumada a qualquer tipo de seribolo.

Que vergonha, Dom Airton

19 de fevereiro de 2010

ISA FOI AO CARNAVAL

-Não sai nos blocos, querido. Fiquei só assistindo da varanda.

ECOS MOMINOS

Tavares, cabra macho, pau prá toda obra, saiu de bailarina no carnaval. Hoje, divide um quarto e sala com o Nogueira, o dono da rua.


- O problema é que ele não me deixa tirar essa roupa.

ECOS MOMINOS 2


Dona Lili, funcionária padrão, resolveu beber pela primeira vez na vida, no sábado de carnaval. Até hoje não sabe o que aconteceu.

ECOS MOMINOS 3

Arturzão saiu da casa da noiva na sexta-feira e só reapareceu na quarta. Foi recebido com um soco no olho.



- Custava um pouquinho de compreensão???

13 de fevereiro de 2010

BOM CARNAVAL

Leitores,
Um carnaval maravilhoso. Tirem as fantasias do armário e deixem-se respirar um ar de liberdade que é só até quarta-feira. Usem camisinhas!!!!!
Vai aí uma fantasia da Christiane Tricerri de mil, novecentos e oitenta e muitos. Saiu na Revista Chiclete com Banana.


9 de fevereiro de 2010

PETER PANK




No fim da década de oitenta, foi lançada no Brasil a Revista ANIMAL, cujo subtítulo era Feio, Forte e Formal. Publicada pela VHD Difusora, não primava pela assiduidade, de forma que nunca sabíamos quando ia ser veiculada nas bancas. Isso fazia a gente perder alguns números. E procurar sempre números atrasados. De qualquer forma era muito divertida e iconoclasta. Dentro dessa iconoclastia, apareceu, entre os números 9 e 13 a estória de Peter Pank, criação do desenista catalão Max.

Peter Pank, que como o próprio nome já diz é uma versão Hardcore do desenho da Disney, nesta versão o Capitão Gancho e seus Piratas são uns Rockers com jaquetas pretas, topetes e costeletas; as sereias são umas ninfomaníacas com capacidade de destruir qualquer homem e os índios são substituídos por hippies que servem de saco de pancada para os garotos perdidos, bando Punk de Peter. Ao invés da Terra do Nunca, a Punklândia. “Peter é traiçoeiro, desleal, imoral, trapaceiro, miserável, brutal... Mas autêntico”. Segundo o seu autor. O desenho é da personagem Ana, que assim com Wendy foi levada por Peter Pan à Terra do Nunca, foi levada por Peter Pank à punklândia. Vamos falar mais dele depois. Até.

ANTENOR 2




ANTENOR

Em 1986, fui procurado por uma colega de IPLAM, para criar um personagem em quadrinhos que “valorizasse o servidor da Prefeitura de Fortaleza”. Este personagem seria publicado em jornais e revistinhas oficiais da administração.
Inicialmente, minha idéia foi desenvolver tal e qual foi pedido. Mas, logo me senti incomodado de usar meu desenho de uma forma institucional, até porque eu, como funcionário da prefeitura, não me sentia assim tão valorizado.
A partir daí, comecei a pensar o personagem de uma forma mais irônica, fazendo-o uma pessoa conformista, apolítico, um bobão. Representava o que eu via de mais babaca dentro do serviço público. Claro que nunca foi publicado pelo poder público, mas me fez dar muitas risadas.
Nasceu em forma de tirinhas, bastante influenciado por Angeli, Laerte e Glauco, que à época eram os fodões do quadrinho adulto brasileiro. Hoje eu vejo o Antenor não como um funcionário reacionário. Vejo como um cidadão reacionário. Para mim, ele extrapolou o funcionário. Representa o que tem de mais tolo na sociedade.
Os desenhos que estou postando hoje são dos primeiros estudos. O traço ainda bem duro. Espero que gostem. Depois tem mais Antenor.

A VOLTA DO QUE NÃO FOI

Respeitáveis leitores,
Depois de um porrilhão de tempo em que estive atarefado demais com o trabalho formal, volto as essas páginas. Outro motivo da ausência foi a necessidade que eu tive de rever o blogue. Acho que haviam muitos posts colocados pela imposição de ter sempre algo novo todo dia. Daí, para mim tornou-se quase uma obrigação diária. Esta nova fase não será diária, obrigatoriamente, sempre que tiver algo interessante postarei. Inclusive tentarei ser mais detalhista em alguns casos. Outra idéia é de colocar mais desenhos e fotos, meus e de outras pessoas. Quero que esse blogue seja mais "desenhado". Prá começar, vão aí dois posts com desenhos. Até mais ver, meus caros.
Paulo