30 de janeiro de 2009

NO TOCA FITAS DO MEU CARRO

Physical Graffiti, sexto álbum do Led Zeppelin. Remasterização em cd duplo do bolachão lançado em 24 de fevereiro de1975, primeiro disco da Swang Song, gravadora do grupo. Seu sucesso de público e crítica foi tal, que já em março deste ano, o disco está no topo das listas da Billboard, da Cashbox e da Record World e realavanca os cinco discos anteriores. A superbanda consegue, então, a façanha de colocar seis álbuns na lista dos 200 mais ouvidos da Bilboard: Led Zeppelin I- 83º., Led Zeppelin II-104º., Led Zeppelin III-124º., Led Zeppelin IV-116º., Houses of the Holy-92º., fato jamais conseguido até então por qualquer músico.
As músicas foram gravadas entre 1970 e 1974, com destaque para: The Rover (um rock maravilhoso), Houses of The Holy (clássico), Kashmir, Bron-Yr-Aur (bela), Down By The Seaside, Night Flight, Boogie With Stu (duca).
Apesar da foto da capa mesmo no formato cd continuar muito bonita, quem tiver a oportunidade de ver em vinil, vai ver que obra de arte. O álbum contava com uma produção primorosa de sua arte gráfica: a versão em LP trazia elementos vazados nas janelas do prédio que está na capa. Podiam-se trocar as figuras internas mudando a posição dos dois encartes. Ao abrir o site oficial da banda www. Ledzeppelin.com, clique em discografia e vá à capa do disco. Dá para sentir uma sensação porreta, agora em movimento.
Enfim, ouça esse álbum essencial em sua coleção, e sorria quando o vizinho gritar: “Aumenta que isso aí é Rock’n’roll”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário