5 de junho de 2009

ANIVERSARIANTE ECLÉTICO


Quando criança, eu adorava ver na televisão os filmes da Atlântida. E minha memória me leva a inúmeros filmes, atores, atrizes...
Dentre eles havia um grandalhão, com uma voz maravilhosa, um jeito bem diferente de interpretar. Educação e simpatia em pessoa. Como diria meu avô se vivo fosse: um príncipe.
Ivon Curi nasceu há 81 anos em Caxambu. Na juventude foi para a Capital Federal e aos 20 anos era o cantor principal da orquestra do Maestro Zaccarias, do Hotel Copacabana Palace. Daí, foi uma sucessão de programas de rádio, televisão, filmes, discos. Cantava lindamente em francês. A primeira vez que ouvi C’est si bon” foi com ele.
Para quem não sabe, na década de 50 existia uma disputa muito grande em quem era o bambambam do microfone e Ivon foi eleito O Rei do Rádio. Nessa época era figurinha carimbada em duetos com os grandes astros da música brasileira, até porque ele era um deles.
Eclético, cantava de tudo: 'Me Leva', 'Farinhada', 'João Bobo', 'Feijão', 'Ta Fartando Coisa em Mim', 'Amendoim Torradinho' e 'Xote das Meninas'. Como cantava muito bem, interpretava com desenvoltura e tinha uma simpatia cativante era um autêntico one-man-show. Dessa época os filmes da Atlântida. Procure ver se acha algum na TV por assinatura, ou DVD. Adorei “Aviso aos Navegantes”.
Participou na TV do programa os Adoráveis Trapalhões, com Renato Aragão, Ted Boy Marino e Wanderley Cardoso, além de participações em muitos outros programas de auditório. Fez novela e o Gaúcho Gaudêncio, na Escolinha do Professor Raimundo.
Falava fluentemente francês, inglês e espanhol, viajou pelo mundo todo, foi conhecido no seu país e fora dele. Casou-se com Ivone Curi, e teve quaro filhos: Ivana, Ivan, Ivna e Ivo.
Em 1995, deixou saudades. Saiba mais desse artista fabuloso
na quartinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário