7 de julho de 2009

A BELEZA E O GROTESCO

Domingo pela manhã, eu de bobeira em casa, curtindo aquela preguiça que aparece no dia seguinte a um show maravilhoso da Maria Rita. Sentadão no sofá zapeando defronte a televisão. De repente, o susto. Um negócio altamente brega aparece diante de meus olhos. Simpatizante da molecagem cearense, deixei-me ver por alguns segundos tal coisa.

Alguns segundos, pois a falta de qualidade, de qualquer elemento civilizado, de um mínimo de bom gosto, não me permitiu permanecer por mais tempo naquele calvário, por maior que fosse a preguiça. Imagine a cena: Um locutor de rádio fazendo um programa de televisão só falando palavrões, acompanhado por uma trupe de artistas de circo de horror. Uma mulher com várias arrobas de peso, usando uma roupa colada, fazendo-se de gostosa, com a saia cobrindo metade das ancas. Dois ‘travestis’ famintos e mais sei-lá-o-que, dentro de um estúdio que parece mais um depósito. Acho mesmo que aquilo deve ser televisionado no depósito da empresa.

Uma palavra define: GROTESCO. Se o humor alencarino é isso, é o caso de se chorar ao invés de rir. Dá vergonha de ser cearense.

Felizmente, o homem criou o controle remoto. Dois cliques e me vejo diante do Sr. BRASIL, com Rolando Boldrim. Alívio. Existe inteligência na televisão.

Estava se apresentando, neste programa, a cantora Adriana Peixoto, filha de Araken Peixoto, célebre trompetista, e sobrinha de Cauby Peixoto. Aquele mesmo do vozeirão. Pois a Adriana segura legal a honra da família. Uma voz muito bem colocada, bons músicos acompanhando e um repertório bem bacana. Some-se a isto um papo muito agradável com o apresentador, emérito contador de ‘causos’.

O próximo convidado: Lenine. Como é agradável ouvir este nosso vizinho. Me surpreendeu a desenvoltura com que ele e o Boldrim iam discorrendo ‘causos’ e letrinhas nordestinas, além de teoria musical.. Em dado momento desta entrevista falou que gosta mesmo é de viajar, e que resolveu ser músico para realizar essa vontade. Se esmerou o rapaz. O Lenine não é só mais um compositor e cantor. Ele realmente entende de música. Nota-se ali um estudioso do que faz.

Ao fim do programa, o placar beleza dez, falso humor em forma de baixaria zero.

Um comentário: