19 de fevereiro de 2009

MARICA - UM PAPEL AMOROSO


Durante a vida assumimos muitos papéis e personagens. Algumas horas somos pais, outras vezes, somos filhos. Somos profissionais, alunos, professores, patrões, empregados, atletas, bêbados, somos alegres, somos tristes.
A coisa de dois anos, você foi obrigada a desempenhar papéis que não desejava, nem nos seus piores pesadelos. Para esses papéis, deixo os estudos e conclusões para os médicos, os “doctors”.
Vou ficar ruminando com meus botões outros papéis que desempenhaste e que me trazem alento ao coração.
O papel de namorada do Chico, quando morava ainda na Tia Albertina, de namorada do Amadeu, já morando com a gente. Elegante e produzida toda vez que saia de nossa casa, mesmo que fosse só para dormir na casa da Alice Preta.
Suas idas aos forrós e sambas no “Vila União”, no “Dallas”, onde sua preferência era para “rapazes” abaixo de quarenta anos.
Nossas conversas na varanda da Felino Barroso. Eu, no papel de aprendiz da vida e você, professora.
Teu papel mais comentado: criadora de pratos inesquecíveis. Galinha guisada, "porquinho", empadão de carne moída, rosbife, bolo de macarrão, fritada de bacalhau, salada de feijão com sardinha, teu feijão com arroz e farofa. Tudo eu devorava com a boca e o coração.
Tanta coisa boa para lembrar...
Tu dizias que não gostava de cozinhar. Como explicar, então, esses presentes que nos dava diariamente e que só poderiam ser feitos com tanto amor?
Se não foi por amor à culinária, foi por amor a nós.
Este é teu legado. Teu melhor papel. De amor. À vida e aos teus.

3 comentários:

  1. Sensacional primo,

    Conseguistes retratar com fidelidade ímpar nossa inesquecível Marica, digo isto pois como você sabe pude provar de tudo que foi esposto nesta mensagem e sou testemunha da fidelidade desta narativa. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Marica, ficará sempre nas nossas lembranças mais felizes..

    ResponderExcluir
  3. Não conheci muito de todos esses papeis. Apenas pude saborear com o paladar e com o coração a este papel que desempenhaste tão bem e que a tantos trouxe felicidade. Até mais

    ResponderExcluir