27 de fevereiro de 2009

ANIVERSARIANTE DO MÊS

Desenho de Henfil

Arrancaram-me
o ramo de oliveira,
razão de meu vôo...
Quiseram impingir-me
outro ramo de pseudo-paz.
Já descobri,
em meio ao dilúvio
de ódio e de guerra
em maré crescente,
minorias que cultivam
oliveiras de verdade,
símbolos fiéis
da paz verdadeira... (Dom Helder Câmara)

Dom Helder nasceu em Fortaleza no dia 07 de fevereiro de 1909 e morreu em Recife em agosto de 1999. Quando arcebispo de Recife e Olinda, em 1980, recebeu João Paulo II. Segundo o protocolo, era permitido às autoridades e aos cardeais somente beijar a mão papal. Me lembro de assistir ao encontro dos dois no viaduto, onde seria celebrada a missa. João Paulo abraçou Dom helder e o chamou em público de "irmão dos pobres e meu irmão". Só esse fato já valeria por uma vida. (mais do miolo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário