2 de março de 2009

O PAI DO PETER PAN


Muitas vezes me pego conhecendo, meio sem querer, figuras que de uma forma ou de outra marcaram minha vida. A mais recente dessas aparições maravilhosas foi o criador de Peter Pan. James Matthew Barrie nasceu em Kirremuir, Escócia, no ano de 1860, caçula de uma família de dez irmãos. De acordo com Andrew Birkin, autor do livro J. M. Barrie and the Lost Boys, a morte do segundo deles, David, que faleceu aos catorze anos, foi para a sua mãe "uma catástrofe inacreditável da qual ela nunca se recompôs... Margaret Ogilvy retirou conforto da noção que tendo David morrido tão jovem, permaneceria um rapaz para sempre. Barrie buscou nessa idéia sua inspiração".
Barrie saiu de sua casa aos treze anos, para estudar. Cursou a Dumfries Academy e a Universidade de Edinburgo. Depois de trabalhar como jornalista para o Nottingham Journal, mudou-se em 1885, para Londres. Seu primeiro trabalho notável foi a peça: "Auld Licht Idylls". Em 1894, casou-se com Mary Ansell, atriz de uma de suas peças. Já era conhecido na Inglaterra e Estados Unidos, pelas suas obras teatrais, quando escreveu "The Little White Bird", apresentando então a personagem do rapazinho vestido de verde que se recusa a crescer e permanece fiel à Terra do Nunca.
Barrie começou a escrever a história após conhecer os irmãos Llewellyn Davies e a mãe deles, a viúva Sylvia. Daí surgiu uma amizade e afinidade tão forte que quando Sylvia faleceu, Barrie ficou com a guarda de seus filhos, compartilhando a mesma com a avó das crianças.
"Peter Pan", a peça de teatro, foi escrita e representada pela primeira vez em 1904, e a ela se seguiram mais duas narrativas - "Peter Pan in Kensington Gardens" (1906) e "Peter and Wendy" (1911) - que marcaram a afirmação de J.M. Barrie como dramaturgo. Recebeu várias condecorações do governo britânico (entre as quais a Ordem de Mérito, em 1922) e exerceu o cargo de reitor-honorífico da Universidade de Edimburgo, de 1930 a 1937.
Quando morreu em 19 de julho de 1937, aos 77 anos, deixou os direitos de Peter Pan para um hospital infantil de Londres. Esses direitos tornaram-se públicos em 2007.
Peter Pan foi adaptado para teatro e cinema inúmeras vezes. Seguindo o exemplo da versão de palco original e também por razões práticas, Peter é na maioria das vezes mas não sempre representado por uma mulher adulta. A Paramount Pictures editou a primeira versão em filme de Peter Pan em 1942, protagonizado por Betty Bronson no papel de Peter e Ernst Torrence no papel de Capitão Gancho. Em 2000, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos classificou-o como sendo de importância cultural e escolheu-o para ser preservado no National Film Registry.
Em 5 de Fevereiro de 1953, a Disney lançou uma versão animada de Peter Pan. De fato, essa versão foi a que melhor homenageou o menino e lhe deu mais notoriedade mundial.
O filme Em Busca da Terra do Nunca, com Johnny Depp, baseado no livro de Andrew Birkin, retrata a história sobre como a peça "Peter Pan" foi criada, mostrando as relações entre James M. Barrie e os garotos Davies, desde o início até a realização da peça. Nos créditos do DVD, destaques para as falas de alguns mitos do cinema. Uma frase guardei , em particular : "Fique maduro, mas, não fique adulto" Dustin Hoffman. Ele deve saber o que fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário