25 de maio de 2009

25 DE MAIO - DIA NACIONAL DA ADOÇÃO


Hoje quero falar de um tema importantíssimo. O CUIDADO COM A CRIANÇA. Derivada da palavra latina cogitato - pensado, pensativo, reflexão. Em nossa língua, atenção, desvelo, zelo. Acho que é disso que nossas crianças precisam. Zelo.
Para inicio de conversa, acho que ninguém deve adotar uma criança. Até porque adoção não é um ato de dever e nós, individualmente, não somos responsáveis pela desdita que ocorre com vários milhares de crianças deste pais. Somos responsáveis como sociedade. Como um corpo maior que congrega todos os corpos. Daí, a nossa responsabilidade na melhoria deste corpo. E essa melhoria cada um deve procurar conforme seu coração manda. Se seu coração não pede para você adotar, não adote. Agora...Se seu coração pedir, prepare-se para viver uma experiência a que nada é comparável.
A adoção no Brasil ainda é objeto de estigma. Menor que alguns anos atrás, mas, ainda assim estigma. Ainda apontamos o dedo e dizemos: " O filho do fulano é adotado, não é filho natural". Como se o amor por outro humano não fizesse parte da natureza humana. O ato de acolher como seu, de se permirtir ter todas as responsabilidades (que são grandes) e de ter todas as alegrias (que são maiores), que tal convivência permite, é próprio da nossa natureza. Foi próprio da nossa infância e da pré-adolescência "adotar" cães, gatos, passarinhos e por eles ter o maior desvelo. É próprio da natureza humana amar além daquilo que vem de dentro de nós. Pergunte a um pai ou a uma mãe que adotou, se o amor pelo filho "inatural" passa por momentos de arrependimento. Aposto que não!
Acontece que quando vamos ficando adultos, vamos nos desumanizando. Diminuem nossas possibilidades e sonhos. Nossa visão do mundo fica mais estreita. O trabalho, as responsabilidades, os impostos, nos sufocam de tal maneira que achamos que a vida é só isso.
Não se deixe iludir. A vida é muito maior do que isso.
Pense nisso quando vir pais e filhos "de coração".
Ainda dentro do cuidado com a criança, um tema atual seríssimo: DIGA NÃO À EROTIZAÇÃO INFANTIL. Com relação a esse tema eu passo para a quartinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário