20 de maio de 2009

ANIVERSARIANTE INDISCRETO


Hoje, as velinhas vão para James Stewart, a 10ª. Maior Estrela de Cinema de Todos os Tempos, de acordo com a revista Empire.
O agraciado com Oscar de melhor ator pelo filme Núpcias em Escândalo (1940) - refilmado em 56 com o título de High Society- formou-se em arquitetura na Universidade de Princeton, onde conheceu pessoas ligadas ao cinema, inclusive Peter Fonda, que se tornou grande amigo.
Depois de conseguir papéis secundários no cinema, foi protagonista de “Do mundo nada se Leva”, de Frank Capra. 1938. No ano seguinte, com o mesmo Capra, atuou em “A Mulher faz o Homem”.
Ator já consagrado, alistou-se na Força Aérea Americana, durante a Segunda Guerra, recebendo várias condecorações por sua atuação no conflito. Com o fim da guerra, voltou ao cinema e a Capra, desta vez em “A Felicidade Não Se Compra”. Atuou com o mestre Hitchcock nos clássicos, “Festim Diabólico”(1949), “Janela Indiscreta” (1954), O Homem que sabia Demais (1956) e Um Corpo Que Cai (1958). Em 1960, “Anatomia de Um crime”, de Otto Preminger e candidato ao Oscar.
Participou de várias séries na televisão e peças na Broadway, incluindo Harvey de 1944-1949 e na sua remontagem de 1970. Para mim, James Stwart sempre será L. B. Jeffries, de Janela Indiscreta. Personificação do voyeur que existe em cada um de nós.

Um comentário:

  1. acertou na mosca, caro paulão.

    acrescentaria "um corpo que cai" à galeria de um dos maiores filmes do cinema, e que serviu de modelo do gênero suspense pras gerações pós-Hitchcock.

    inté

    ResponderExcluir